Todos os brasileiros que se divorciam no exterior estão obrigados a homologar a sentença do divórcio perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ - em Brasília). Para isso é necessário que estejam representados por um advogado inscrito na OAB ou por um defensor público.

A carta de sentença é o resumo do processo instruído com cópias dos autos (do processo).
Para se fazer a averbação do divórcio realizado no exterior é fundamental que primeiro a sentença estrangeira seja reconhecida (homologada) e que depois seja expedida a carta de sentença. Só assim a pessoa estará apta para requerer a averbação do divórcio na certidão de casamento brasileira e regularizar o seu estado civil no Brasil.
Se você não registrou o seu casamento no Brasil, terá que fazer para que a averbação do seu divórcio possa ser feita. Se você quiser saber mais detalhes sobre o tema "registro de casamento", clique aqui.
Portanto, a carta de sentença é o documento que se busca com o processo de homologação, uma vez que é ele que permitirá que o seu divórcio seja averbado perante o cartório de registro civil.
Fernanda Pontes Clavadetscher
Advogada
Dra., a extração da carta de sentença poderá ser feita on-line pelo próprio advogado?
ResponderExcluirDra. Com o novo código civil que espera-se entrar em vigor a partir de Abril de 2016 a homologação de divórcio ainda se fará necessaria?
ResponderExcluirObrigada
Dra. Com o novo código civil que espera-se entrar em vigor a partir de Abril de 2016 a homologação de divórcio ainda se fará necessaria?
ResponderExcluirObrigada
Este comentário foi removido pelo autor.
Excluir