Translate

Digite o assunto que você procura:

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Demissão e seguro desemprego na Suíça - regras gerais

Na Suíça a demissão (ou despedimento) tem eficácia após o recebimento do comunicado pelo destinatário.

Com o recebimento da comunicação da demissão sem justa causa, em geral o empregado deverá cumprir o aviso prévio.


Caso o contrato de trabalho não faça outra previsão, o período do aviso prévio será o seguinte:

No 1° ano de serviço -> 1 mês
Do 2° ao 9° ano de serviço -> 2 meses
A partir do 10° ano de serviço -> 3 meses

Para que o empregado tenha direito ao seguro desemprego (ou indenização de desemprego) é necessário que tenha trabalhado no mínimo 12 meses nos últimos 2 anos precedentes ao desemprego.

É muito importante que o empregado faça a sua inscrição em um dos Centros Regionais de Emprego (RAV) assim que tomar conhecimento da demissão.

O valor da indenização corresponde à 70% do salário assegurado. Porém, se o cidadão tiver dependentes (filhos menores de 25 anos), a indenização corresponderá à 80% do salário assegurado. 

Durante a fase em que o cidadão estiver recebendo o seguro desemprego, ele deverá estar constantemente acessível por e-mail, pelo correio e por telefone, e terá direito à 5 dias de férias pagos.

Mensalmente o segurado deverá comprovar por escrito a sua procura por emprego. O número mínimo de candidaturas varia de cantão para cantão. 

Em alguns cantões os segurados estrangeiros terão que fazer um teste do idioma oficial de onde vivem.

Em muitos casos o Centro Regional de Emprego (RAV) poderá arcar com os custos de um curso de idioma (língua local) ou com cursos profissionalizantes em benefício do segurado. Além disso, é possível que o cidadão seja encaminhado para um coach, a fim de que a sua procura por um novo emprego seja melhor direcionada e melhor sucedida.


Fernanda Pontes Clavadetscher
Advogada e Consultora Jurídica

25 comentários:

  1. COMO FUNCIONA AS EDEMINISACOES POR PARTE DA SUVA EM ACIDENTES DE TRABALHO QUANDO NAO POSSO CONTINUAR NA MESMA ACTIVIDADE

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Gostava de colocar uma questão:
    Eu sofri um acidente de trabalho, procurei ajuda hospitalar e foi confirmado o acidente. A Suva assumiu. Eu sofri uma lesão nos tendões e nervos da costela direita e foi dito pelo médico no hospital no primeiro dia que eu precisava de tempo para recuperar, quanto ninguém podia precisar. Fiquei incapacitada de fazer esforços e movimentos para o lado direito. A Suva diz que não é mais acidente é doença. Os meus exames desapareceram no hospital e reapareceram passados dois meses e meio. O meu médico perguntou ao hospital pelo exame em questão é o hospital respondeu que eu nunca lá tinha estado antes ou feito o exame. Fui maltratada por uma médica suiça quando referi que tinha advogado, chamou-me auslander e disse que eu não precisava de nenhum advogado, que eu jamais venceria contra a Suva e se vencesse para eu a avisar pois ia ficar impressionada. Fui despedida duas vezes pelo meu patrão por causa deste acidente e de eu estar doente. O que é isto? Sou ameaçada pela Suva que me dizem faça o que fizer não é válido. Essa médica ligou á minha frente e da minha família para o médico que me tinha visto pela primeira vez no hospital e disse-lhe "escreveste no Zeugnis Unfall (acidente) diz que a tua assistente se enganou e deveria ter escrito Krankheit (doença)", de seguida ligou também para a Suva e disse apenas " cuidado ela agora tem advogado", depois aos gritos virou-se para mim e para a minha família que me acompanhava e disse: "rua daqui para fora". Isto, é a Suíça? Estou à espera de receber tratamento pois o médico diz que só inicia o meu tratamento depois de saber quem lhe paga, isto foi-me dito no dia 21 de Setembro! Que devo fazer neste país onde não existe saúde mas sim muitas seguradoras que exploram a saúde de todos nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia , eu estou numa situação idêntica à que relata neste texto . Estou a procurar pessoas com o mesmo tipo de problema, lutar contra o “sistema “.
      Acho que se nos juntarmos e tomarmos medidas em conjunto, temos mais impacto.
      Já estou à dois anos a sermão tratado pelos médicos, a ser manipulado por todas as instituições que procurei ajuda. Durante estes dois anos , já conheci algumas pessoas que estão em situação idêntica, mas o medo de lutar contra este sistema corrupto e mais forte.
      Não encontro apoio jurídico. O sistema está quase perfeito é difícil de contornar.
      Deixo o meu contacto, para quem estiver interessado em debater ideias ou formar um grupo de lesados .
      A Suíça não é o país que apregoa ser . Máfia ... pura máfia.
      Tlm. 0763981533
      Mail. rui_fialho@sapo.pt

      Excluir
  3. Muito bom artigo.
    Posso ainda acrescentar alguns pequenos detalhes:
    - quem estiver na Suíça há menos de 2 anos e tiver trabalhado num país na UE nesse prazo, deve apresentar o PDF para acumular os descontos do outro país. Isto pode ser importante para quem tenha menos de 12 meses de trabalho na Suíça.
    - os 5 dias de férias são acreditados (e visíveis na folha do subsídio) a cada 60 dias úteis de desemprego, ou seja a cada 3 meses aproximadamente.
    - ao contrário de Portugal, na Suíça mesmo quem apresenta demissão também tem direito a subsídio de desemprego. Mas está sujeito a uma penalização de 2 a 3 meses.
    - o assegurado/desempregado tem a obrigação de minimizar a situação de desemprego e por isso deve procurar emprego assim que receba a carta de despedimento (ou mesmo antes do despedimento se for contrato a termo certo ou trabalho temporário). O não cumprimento desta condição implica penalizações.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde , alguém sabe me tirar esta dúvida ? Estou na Suíça a trabalhar e trabalho para a minha firma à 4 meses ? Já lhe mandei hoje a folha de despedimento e no meu contrato diz as normais regras : No 1° ano de serviço -> 1 mês
    Do 2° ao 9° ano de serviço -> 2 meses
    A partir do 10° ano de serviço -> 3 meses
    O meu chefe diz que terei que dar 1 mês é verdade ? Ou só terei que dar 1 semana

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite , fui despedida e o meu trabalho escreveu que me despediram porque não me dava com a equipa de trabalho e isso é mentira, e agora ainda vou ser penalizada , já me disseram que vou estar 3 meses sem receber , isso é verdade ??

    ResponderExcluir
  6. Muito boa noite!

    Vou contar aqui um pouco da minha história !
    Encontro me na suica 5 anos, tenho promisso b , sou casada tive um bebê em agosto aqui na suica.

    Acontece que faltam 2 meses para acabar o prazo de receber o desemprego daqui !

    Vai atingir os dois anos

    O desemprego não foi seguido! Tive pausas porque o trabalho era de estação,

    Tenho me esforçado a arranjar trabalho , mas desde que tive o meu filho tem sido complicado!

    Já o coloquei no kindergripe, para ver se era mais fácil arranjar trabalho, mas continua difícil!

    O meu marido tem trabalho efectivo, nunca usufruiu do desemprego , teve sempre trabalho ele já está cá 14 anos!

    Se não arranhar trabalho no período deste dois meses que faltam para terminar o desemprego, posso continuar na suica?

    Eu tenho promisso até 2018! Podem tirar o promisso b tendo o meu marido o b também é estar afectivo?


    Agradecia muito a vossa ajuda! Estou desesperada, não financeiramente , mas com medo de ter de sair do país , porque quero continuar aqui!

    Comprimentos
    Patricia Mendes

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela oportunidade.
    Trabalhei um ano num restaurante o meu patrão faliu. De um minuto pro outro fiquei sem trabalho. Nunca estive no centro de emprego. A minha vida em minutos virou de cabeça pra baixo.PERGUNTO AGORA e agora tenho direitos? Sinto me perdida. Suíça.

    ResponderExcluir
  8. Olá boa tarde
    Venho por este meio pedir uma informação relativamente ao meu caso. Trabalhei um mês e meio numa Empresa de trabalho temporario em Zurich
    Recebi uma triste noticia num dia á noite que minha mãe tinha falecido (imaginem como me senti) tentei ir trabalhar mas não tive condições psicológicas para o fazer, comuniquei á entidade patronal tal facto,acontece que fui mal tratado pelo telefone e ameaçado de que não me pagavam nem um tostão, e foi o que aconteceu, não me pagaram a semana de trabalho nem qualquer direito que eventualmente tivesse.
    Se me puderem ajudar, dar-me um contacto de e-mail ou direcção para eu escrever (visto que estou em Portugal)e apresentar uma queixa da empresa de trabalho temporario para que não se fiquem a rir da minha pouca sorte
    O meu contacto é: josmer@sapo.pt

    ResponderExcluir
  9. Ola espero obter ajuda ,
    Recebi no dia 30 de julho a carta de despedimento por parte do patrao onde tenho que dar 2 meses á casa que é de Agosto ate Setembro entretanto a minha duvida é no mês de Setembro devido a um problema que tenho nos pés fiquei de baixa medica do dia 5 ao dia 21 , dia 24 vou comessar a trabalhar a minha duvida é chegando ao dia 30 de Setembro que é o que esta na minha carta de despedimento acaba esse tempo ou devido a estar de baixa tenho que compensar esse tempo no mês seguinte !! Se me podessem ajudar agradecia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi o patrao a despedir vai ter que recuperar esses dias que esteve de baixa... so sendo o trabalhador a se despedir è que se ficar de baixa nao tem que devolver os dias...

      Excluir
  10. Bom dia. Tenho um filho na suíça que se despediu faz 3 meses. Ainda não recebeu qualquer valor referente ao subsídio desemprego. Gostaria de saber se esta demora é normal.
    Está inscrito no centro de emprego e continua a enviar os e-mails para a procura de trabalho.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Pode-me informar por favor?
    Trabalhei numa empresa 6 anos,e fui despedida sem justa causa!
    De momento estou na RAF á 20 mêses,não tem sido fácil arranjar trabalho!Ultimamente obrigaram-me a trabalhar três meses naqueles trabalhos da RAF e agora terminando esses três meses obrigaram-me a trabalhar mais três meses!
    A minha questão é a seguinte:
    Eu sou obrigada a aceitar trabalhar seis meses seguidos nesse trabalho pela RAV?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde a minha patroa disse me que no fim de outubro não trabalhava mais para ela eu decidi ir para Portugal de vez com os meus filhos pois já estou aqui na Suíça à 16 anos agora aqui vai a pergunta queria saber se posso meter aqui o desemprego até dezembro e em dezembro quando for de vez continuar com o desemprego em Portugal ou se meter aqui já não tenho direito lá obrigada e fico à espera da sua resposta

    ResponderExcluir
  13. Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao Dr. Padman. por me ajudar a recuperar meu amante depois que ele me deixou alguns meses atrás. Enviei amigos e meus irmãos para implorar por mim, mas ele recusou que tudo acabasse entre nós dois, mas quando conheci o Dr. Padman. Eu disse-me para relaxar que tudo vai ficar bem e realmente depois de apenas dois dias recuperei meu homem. muito obrigado Dr. Padman. aqui está o e-mail desse grande homem, se você precisar da ajuda dele, pode entrar em contato com padmanlovespell@yahoo.com

    ResponderExcluir
  14. Quero saber os meus direitos estou a oito anos numa empresa na Suíça e quero demitir

    ResponderExcluir
  15. Ola boa tarde tenho esta duvida? Ei despedi me para regressar de vez a Portugal. A minha pergunta é a seguinte.
    Tenho direito a inscrever na RAV, mesmo sendo eu a despedir me? E levar o desemprego para Portugal . Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Eu despedi me para regressar a portugal. Tenho direito ao desemprego, mesmo com penalização de algum tempo, em Portugal?

    ResponderExcluir
  17. Ola bom dia. Eu trabalho num restaurante e gostaria de saber se posso me despedir mesmo sabendo que o meu patrão ainda está na chomage tecnique?

    ResponderExcluir
  18. Apenas algumas semanas atrás, vi um comentário sobre o Dr.Azaka Solution Temple, alguém falando sobre como ele a ajudou em seu relacionamento. Também o contatei porque estava enfrentando o mesmo problema no meu relacionamento. Hoje, posso recomendar corajosamente o Dr.Azaka Solution. Temple para alguém que também está enfrentando um rompimento em seu relacionamento para entrar em contato com ele para obter ajuda hoje, porque ele me ajudou a restaurar meu relacionamento de volta ao normal. Aqui estão os detalhes de contato: Azakaspelltemple4@gmail.com ou whatsapp ele +1(315)316-1521, obrigado senhor Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  19. Tenho muita alegria e empolgação em mim, sou torpey clare, fui feliz com meu casamento, e até meu marido começar a ouvir fofocas sobre eu não ser fiel aos nossos votos conjugais, tentei fazê-lo entender que eram fofocas e mentiras, mas ele perdeu o amor, a confiança e a confiança em nós. Então nos tornamos casais irritantes e depois pedimos o divórcio, mais tarde, nos separamos. anos depois do divórcio, tentei viver uma vida normal sem ele, mas não consegui, então comecei uma missão de como recuperar meu ex-marido. Fui chamado de BaBa ogbogo, um homem grande e altamente espiritual que amor me soletrou e fez meu EX voltar para mim. Estou impressionada, então deixo seu contato aqui para aqueles que têm problemas de relacionamento e casamento, para que ele possa ajudar com grandes obras. E-mail: greatbabaogbogotemple@gmail.com. Ou o número do whatsapp dele ... +2349020168697. Entre em contato com ele, veja como ele é grande e poderoso. Também ajuda nessas questões ...

    (1) Pare o divórcio.
    (2) Estéril final.
    (3) Feitiço de boa sorte.
    (4) Feitiço de casamento.
    (5) Livre-se de problemas espirituais.

    ResponderExcluir
  20. Hola a todo el público, quiero compartir aquí mi experiencia con un gran hechizo llamado Dr. OKOSODO, usó su poder para traer de vuelta a mi ex novia, han pasado más de 6 meses desde que la niña me dejó por otro hombre, nunca Me quedé muy sorprendido cuando la chica dijo por teléfono una noche que ya no podíamos estar juntos, así que colgó, hice todo lo posible para llamar para tratar de saber la razón por la que me dejó, pero se negó a hacerlo. respondí mi llamada telefónica, estaba inquieto porque ya no sabía qué hacer, pero por suerte, me alegré cuando finalmente vi el testimonio de cómo este hechizo devolvía muchas conexiones entre sí, así que me comuniqué con su dirección de correo electrónico: DROKOSODO647@gmail.com

    Le hablé de mi situación y me dije que no me preocupara, él volvería a mí después de que lanzó el hechizo y me lo enviaría en 24 horas, aquí está mi novia que regresa rogando por mi perdón y nunca me deja, muchas gracias. mucho, Sr. Dr. OKOSODO, o visite su correo electrónico DROKOSODO647@gmail.com

    o

    llamar / WhatsApp: +2349050443678

    ResponderExcluir