Translate

Digite o assunto que você procura:

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Autorização de saída do território nacional (Portugal) - menores portugueses



Menor, filho de pais casados:
- A autorização de saída deve ser emitida e assinada por um dos progenitores, apenas se o menor viajar sem nenhum deles; caso o menor viaje com um dos progenitores não carece de autorização, desde que não haja oposição do outro.
 
Menor, filho de pais divorciados, separados judicialmente de pessoas e bens, ou cuja casamento foi declarado nulo ou anulado:
- A autorização de saída tem que ser prestada pelo ascendente a quem foi confiado e/ou com quem reside; Como actualmente o regime normal, em caso de divórcio, é o de responsabilidades parentais conjuntas, o menor poderá sair com qualquer um dos progenitores, desde que não haja oposição do outro.
 
Menor, órfão de um dos progenitores:
- A autorização de saída deve ser elaborada pelo progenitor sobrevivo.
 
Menor, cuja filiação foi estabelecida apenas quanto a um dos progenitores:
- A autorização de saída deve ser da autoria do progenitor relativo ao qual a filiação está estabelecida.
 
Menor, confiado a terceira pessoa ou a estabelecimento de educação ou assistência:
- Nestes casos, a autorização de saída é da competência da pessoa a quem o tribunal atribuiu o exercício da responsabilidade parental.
 
Menor, sujeito a tutela:
- Estando sujeitos a tutela os menores, cujos pais houverem falecido ou estiverem inibidos do exercício da responsabilidade parental, ou estiverem há mais de seis meses impedidos de facto de exercer a responsabilidade parental ou forem incógnitos, a autorização de saída tem que ser emitida pelo tutor designado pelo Tribunal de Menores;
- Na falta de pessoa com condições para exercer a tutela, o menor pode ser confiado a um estabelecimento de educação ou assistência, público ou particular, pelo que é o director deste estabelecimento que deverá assinar a autorização de saída.
 
Menor adoptado ou em processo de adopção:
- A autorização de saída deste menor depende de autorização do adoptante ou de um dos adoptantes, se estes forem casados.
 
Menor emancipado:
- O menor é emancipado pelo casamento, ou por decisão nesse sentido dos progenitores, adquirindo plena capacidade de exercício e ficando habilitado a reger a sua pessoa, pelo que deixa de ser necessária a exibição de autorização de saída, bastando exibir a certidão de casamento ou certidão de nascimento.

 

Fonte: http://www.sef.pt/portal/V10/PT/aspx/apoiocliente/detalheApoio.aspx?fromIndex=0&id_Linha=4350

 

Segue abaixo um modelo:

 

 
 

AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA DE TERRITÓRIO NACIONAL DE MENOR NACIONAL


(legalmente certificada)

 

 
_______________________________________(nome completo), ___________________ (estado civil), residente em ______________________________­­­­­­­­­­­­­____________, portador do bilhete de identidade nº ________________________ emitido em ______________, pelo Arquivo de Identificação de ______________________, válido até _______________, ___________________________(relação de parentesco com o menor, se a houver), titular do poder paternal, declaro que autorizo a saída do território nacional do menor ___________________________________ (nome completo) , de nacionalidade portuguesa, nascido a, ___________________, em ________________________, titular do bilhete de identidade/passaporte nº, ________________, emitido a __________, em _________________________, válido até ________________, na companhia de*_________________________________________(nome completo), titular do bilhete de identidade nº __________________, emitido em ______________, pelo Arquivo de Identificação de ______________________, válido até ______________residente em _________________________­­­­­­­­­­____________, para _________________________(país(es)/cidade(s) de destino) pelo período de* _________________(dias/meses).

 


 
________________________________________(data)

 

 

 

 (Assinatura**)
 


 

* A preencher apenas em caso necessário
** A assinatura deve ser reconhecida/certificada

2 comentários:

  1. Este é o meu testemunho sobre como finalmente entrei para a Nova Ordem Mundial, os Illuminati, depois de tentar entrar durante mais de 2 anos, mas os burlões roubaram-me dinheiro várias vezes. Há tanto tempo que procuro juntar-me aos Illuminati, mas os burlões continuaram a roubar-me o dinheiro até ao início deste ano, quando me encontrei com Lord Felix online. Entrei em contacto com ele e expliquei tudo. Ele recomendou o registo e paguei pelo membro grande para começar. Fui iniciado na Ordem Mundial online e recebi a quantia de 1.000.000 dólares na minha conta bancária instantaneamente após o meu ritual de iniciação online. Além disso, estarei a ganhar 33.000 dólares por mês. Estou muito feliz! E prometo divulgar o bom trabalho de Lord Felix. Se estiver interessado em juntar-se à Nova Ordem Mundial, os Illuminati, hoje mesmo, contactem Lord Felix em vez de aceitarem burlões que querem roubar o seu dinheiro em nome de o ajudarem a juntar-se a nós. Contacte Lord Felix pelo e-mail illuminatiofficial565@gmail.com ou pelo WhatsApp +447918641801.

    ResponderExcluir
  2. I was diagnosed with ALS four years ago, and even with standard treatments my symptoms continued to progress. Out of hope, I tried an herbal program from NaturePath Herbal Clinic. I was skeptical, but after a few months I personally felt a bit more comfortable, steadier, and slightly more energetic. This was just my own experience, and ALS affects everyone differently, so results can vary and aren’t medically proven. Anyone considering alternative approaches should talk with their doctor first.Learn more at www.naturepathherbalclinic.com
    Email: info@naturepathherbalclinic.com

    ResponderExcluir